terça-feira, 15 de outubro de 2013

A vegetação natural

VEGETAÇÃO NATURAL A vegetação natural é a que nasce e se desenvolve sem a ajuda do homem. A vegetação é variada devido ao clima e relevo · Norte /noroeste: castanheiro, carvalho, faia (folha caduca) · Sul / sudeste: sobreiro, azinheira (folha persistente).

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

(1) A Península Ibérica - Localização e Ambiente Natural 1992 Luís Arqui...

Zonas climáticas da Península Ibérica

A zona atlântica ou temperada marítima:Tem temperaturas amenas e precipitação abundante, sobretudo no Outono e Inverno; ex: Porto. A zona temperada mediterrânea :tem verões quentes e invernos mais suaves, sofrendo a influência dos ventos secos vindos do Norte de África; ex: Beja. A zona temperada continental (no interior):tem invernos rigorosos e verões muito quentes ; ex:Faro.

Caraterísticas naturais da Península Ibérica

O relevo da Península Ibérica é constituido principalmente por montanhas, planaltos e planícies. A Península Ibérica fica situada na zona temperada do norte mas podem-se distinguir nela três áreas climáticas com características diferentes:

Formas de Relevo

Tens aqui um desafio! Legenda a imagem!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Representações da Terra

A Terra pode ser representada  de forma redonda (globo) e plana  (planisfério).


A situação geográfica da Península Ibérica

Antes de começarmos a estudar a História e o modo de vida dos povos que povoaram o nosso território, devemos conhecer melhor onde se situa e como é esse espaço.
 A Geografia é a ciência que estuda e explica os vários aspetos da Terra.
  Geo + grafia  - descrição da Terra.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Este blog foi criado para apoiar e dinamizar o estudo de HGP dos alunos do 5º D

Para que serve a História?
   Muitas vezes ouço esta pergunta.....Umas vezes por alunos com vontade de saber a resposta e outras, por alguém que,à partida, já se está a esquivar à sua definição, considerando o estudo da mesma desnecessário....

História é a ciência que estuda a evolução do ser humano e dos seus modos de vida, ao longo do tempo e em diferentes locais.

  Para o seu estudo, utilizamos vestígios , fontes que podem ser escritas ou não.